quarta-feira, 29 de junho de 2011

Em estreia nervosa, Brasil bate Austrália com gol de Rosana

Mönchengladbach - A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Nesta quarta-feira, em partida bastante nervosa e de poucas oportunidades, o Brasil conseguiu três pontos na marra, graças a um gol de Rosana, e com triunfo por 1 a 0. Seguindo a tendência da competição, de partidas de poucos gols, a equipe do treinador Kleiton Lima seguiu as favoritas e, no Borussia Park, em Mönchengladbach, largou com sucesso.
Com a vitória, o Brasil se iguala à Noruega na liderança do Grupo D após a primeira rodada. Ambas as seleções têm três pontos e se enfrentam já no próximo domingo, às 13h15 (de Brasília), em Wolfsburg. No mesmo dia, as australianas tentam a reabilitação contra Guiné Equatorial. O jogo ocorre em Bochum, às 14h (de Brasília).
Brasil larga com pé direito na Copa
Marta e Rosana se abraçam para comemorar o gol
Marta e Rosana se abraçam para comemorar o golFaltou ataque para o Brasil em seus primeiros 45 minutos de jogo na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Diante da Austrália, a equipe de Kleiton Lima mostrou dificuldades para chegar à frente e foi muito bem marcada, encontrando dificuldades para chegar na frente na maioria do tempo. Kleiton confirmou a expectativa de um time mais experiente, com Andreia no gol, Daiane na zaga, Formiga no meio, Maurine na ala esquerda e Rosana na função de armadora. Os planos do treinador, entretanto, não funcionaram muito bem.
Desde o início, a Austrália mandou na primeira etapa. Com 6min, McCallum teve falta próxima da grande área e assustou com uma finalização que passou perto da trave. O Brasil conseguiu ameaçar em jogada de velocidade, o único recurso mais efetivo no começo do jogo. Maurine cruzou da esquerda, a bola desviou e Rosana, perto da pequena área, jogou de cabeça com perigo.
Depois de um momento de muito equilíbrio e poucas oportunidades, o jogo voltou a ter ocasiões mais agudas só aos 20min: Simon recebeu bem e, do bico da área, exigiu ótima defesa de Andreia. As brasileiras responderiam logo depois, naquela que foi a chance mais clara antes do intervalo. Marta, pouco participativa no primeiro tempo, passou da esquerda para Cristiane, que tentou bater. A bola sobrou clara para Rosana, que teve a chance de pé direito e desperdiçou.
Nos últimos 20 minutos da etapa inicial, a Austrália apertou as brasileiras e mostrou muita superioridade. A experiente Aline Pellegrino errou saída de bola, que De Vanna recuperou e bateu para fora livre diante de Andreia. Cristiane, a mais apagada do setor ofensivo, teve oportunidade após passe de Maurine, mas errou a conclusão. E as australianas, que pressionavam o time brasileiro, quase fizeram aos 42min. Knight bateu cruzado da esquerda e Garriock, por muito pouco, não colocou para dentro.
Uma jogada combinada entre duas jogadoras de frente, logo no reinício da segunda etapa, trouxe conforto para as brasileiras, que abririam o placar aos 8min. Em lance individual, Cristiane fez bonito, disputou pelo alto e conseguiu passe para Rosana, que brigou com a marcadora, conseguiu recolher a bola e chutar na saída de Melissa Barbieri. O gol foi especial para a camisa 6, que recebeu sua primeira grande oportunidade no meio-campo, pois normalmente é ala esquerda pela Seleção.
O gol de Rosana ofereceu tranquilidade e mais campo para as brasileiras jogarem da maneira que se sentem mais confortáveis, com espaço para jogadas em velocidade e o time posicionado na defesa. Assim, a Austrália até teve a iniciativa do segundo tempo, mas praticamente não ameaçou. De Vanna, a mais habilidosa jogadora australiana, assustou aos 29min com um chute por cima da trave defendida por Andreia, que se mostrou segura ao longo de todo o tempo.
Em seguida, Garriock e Butt, em chutes da entrada da área, voltaram a testar a goleira brasileira. Aos poucos, a equipe de Kleiton Lima conseguiu sair da defesa e controlar melhor a equipe australiana, que fez as três trocas em busca de melhorias em seu ataque. O Brasil, que ainda ameaçaria em boa jogada com Formiga e Maurine, deixou o campo satisfeito pela estreia com triunfo, assegurado depois que De Vanna desperdiçou ocasião claríssima diante de Andreia aos 40min.
Brasil 1 x 0 Austrália
Gol 
Brasil: Rosana, aos 8min do segundo tempo
Brasil:
Andreia; Aline, Daiane e Erika; Fabiana, Formiga (Francielle), Ester e Maurine; Rosana; Marta e Cristiane
Treinador: Kleiton Lima
Austrália:
Barbieri; Foord, Uzunlar, Carroll e Knight; Butt, Van Egmond (Shipard), McCallum e Carriock (Polkinghorne); Simon (Kerr) e De Vanna
Treinador: Tom Sermanni
Árbitro 
Jenny Palmqvist (Suécia)
Público
27.258 torcedores
Local 
Borussia Park, em Mönchengladbach (Alemanha)

                                                                                           Jornal do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário